Assista o vídeo da Eletiva 2 E - Horta Escolar e plantas Medicinais, professora Marley.
JUSTIFICATIVA: Aproveitar racionalmente o espaço de terra da escola
Menodora ou da residência dos estudantes na produção de hortaliças e plantas
medicinais destinadas à alimentação escolar das crianças da instituição,
através da instalação de uma horta, com a participação efetiva do corpo
docente, colaboradores e das entidades técnicas conveniadas. O envolvimento dos
alunos da disciplina deve ser no sentido de estimular a sua participação na
produção, consumo e importância das hortaliças e ervas medicinais na
alimentação, em especial, pelas crianças.
OBJETIVOS : Reforçar a
alimentação oferecida na escola com hortaliças e ervas medicinais in natura
orgânicas provenientes da horta, incentivando assim o consumo pelas crianças, em
especial, reforçando o aspecto didático na educação ambiental referente à
produção e consumo de hortaliças. Também compreender a estima das plantas
medicinais na vida das pessoas, resgatando cultura e valores, procurando
conciliar o saber científico dos saberes tradicionais utilizando práticas
socioambientais.
Garantir com a horta a importância de uma alimentação saudável. - Contribuir com ações que geram conhecimentos sobre si e o outro em busca do respeito, cooperação e autonomia. - Ampliar e reforçar as informações sobre os hábitos alimentares e a cultura de consumo de alimentos naturais. - Desenvolver nas crianças, pais e funcionários o valor e a compreensão de seu lugar na Natureza através de práticas que envolvem o contato com a terra preservando o planeta como fonte de vida.
Você vai aprender:
- Motivar-se e posicionar-se em
relação a uma proposta nova. - - Identificar a importância da horta escolar
e de uma alimentação saudável.
- Diferenciar germinação de
crescimento
- Valorizar a convivência e o respeito mútuo.
- Reconhecer que cada vegetal
possui um período oportuno para ser cultivado e um tempo próprio de
desenvolvimento.
Como famos fazer:
- Escolha do espaço para o feitio
da horta de verduras e plantas medicinais, fazer à limpeza do local.
- Observar à luminosidade e o
acesso a água, preparar os canteiros, adubação dos canteiros, com esterco
natural.
- Os alunos e a comunidade
local contribuirão no fornecimento de mudas que os alunos irão trazer de casa
ou extraídas das reservas com seu histórico, pedindo ajuda dos pais ou das
pessoas mais experientes da comunidade.
- Plantio das mudas
junto com os alunos, respeitando a distância de 25 a 30 cm de cada uma de
preferência as plantas iguais serem plantadas juntas, sem esquecer que as
plantas devem ocupar o espaço do centro.
- Sempre valorizar a
participação dos educandos na construção do espaço.
- Colheita
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